Sob direção de Marcos Calegari, espetáculo teve quatro apresentações no teatro da unidade
Por: Leonardo Moniz/Sesi
25/09/202516:26- atualizado às 16:26 em 25/09/2025
O Centro Cultural Sesi Rio Claro recebeu entre os dias 18 e 21 de setembro o espetáculo ‘Carrascos’. A obra, que é uma criação coletiva do Núcleo de Artes Cênicas de Rio Claro, foi apresentada quatro vezes e recebeu excelente público no teatro da unidade - mais de 600 pessoas acompanharam a peça.
Livremente inspirado na obra ‘O verdugo’, de Hilda Hilst, o espetáculo ‘Carrascos’ integra o projeto Cena Livre 2025 e aborda de modo psicológico os anseios de uma família cujo provedor é, por profissão, um carrasco que precisa executar um prisioneiro perante a lei.

O carrasco, entretanto, apresenta crises em sua identidade ao confessar que tem dúvidas sobre a culpa do réu, o que gera nele e na família sentimentos como rancores, culpas, maledicências e desejos sombrios. A discussão que o público acompanhou em cena foi sobre “qualquer um poder ser o seu próprio carrasco”.
CRIAÇÃO - "A montagem de 'Carrascos' parte da escolha do texto 'O verdugo', de Hilda Hilst. Porém, após o grupo ler todas as peças da autora, criou-se uma vontade de esboçar e transitar através das atmosferas que os textos da autora proporcionam. Muitas vezes, textos simbolistas expressam muito mais o que não vemos, mas o que pressentimos", contou o diretor da peça e orientador de cultura Marcos Calegari.
"Dentro dessa perspectiva de pressentimentos e suspenses, capturamos os 'carrascos' que nos consomem, nossas sensações de fraqueza e deficiência, dando voz para aquilo que nos pune", completou Calegari. Após cada apresentação, foi aberto o debate com o público.