Sobre a Unidade

O Centro de Atividades José Felício Castellano | SESI Rio Claro iniciou suas atividades em 1992, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal. A unidade oferece soluções para as empresas industriais brasileiras por meio de uma rede integrada, que engloba atividades de educação, segurança e saúde do trabalho, cultura e qualidade de vida.

 

Patrono JOSÉ FELÍCIO CASTELLANO

Nasceu em 6 de fevereiro de 1926, na cidade de Rio Claro. Mais conhecido como GIJO, é advogado e educador social pelo Instituto de Direito Social.

Ingressou no SESI, em 1950, como Educador Social, passando a Supervisor Distrital, Assistente da Superintendência, Superintendente Regional, Superintendente de Integração e atualmente é Assessor especial da Superintendência do SESI-SP.

Entre suas realizações estão a criação de diversos projetos e serviços de cunho social. Entre eles podemos destacar o Serviço Hospitalar para carentes, em São Paulo; a Comissão Estadual do Folclore e Artesanato Artístico; das Casas de Recuperação de Meninas, com problemas de conduta, em Araçatuba e Nhandeara; Centro de Obras Sociais, União de Amigos do menor e do Movimento Rural Cristão; dos Postos de Abrigo e Triagem de Migrantes , nas fronteiras do Estado, nos municípios de Presidente Epitácio, Ourinhos, Assis e Santa Fé do Sul; dos Conselhos Municipais de Cultura; do Aproveitamento de Menores no Serviço Público; dos Consórcios de Promoção Social e do Plano Piloto de Higiene Mental, em sua cidade natal, Rio Claro.

Presidiu a comissão para a implantação da TV Cultura do Estado, assinando a Escritura de constituição da Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e Televisão educativa e o Instituto Cultural Ítalo Brasileiro, de Rio Claro. 

Já no SESI, foi o idealizador da Associação dos funcionários do SESI, ASSESI e um dos fundadores do SENALBA.

Ocupou vários cargos na vida pública, como vereador e deputado estadual, como integrou partas do governo como secretário da Assembleia Legislativa, secretário de Estado, secretário de Estado da Promoção Social e Presidente do Conselho de Promoção Social.

É o patrono do centro de Atividades do SESI de Rio Claro.