O que está buscando?

Compreenda melhor o seu corpo com a Bioimpedância do Sesi

A avaliação que mapeia a composição de todos os membros do corpo é indicada para todos, principalmente para quem deseja implementar novos hábitos em prol da qualidade de vida.

05/05/202115:45- atualizado às 11:01 em 22/02/2023

Antes de iniciar uma modalidade esportiva é fundamental realizar uma avaliação médica para garantir que tudo esteja bem e que durante a prática dos exercícios não ocorram riscos. Contudo, nesta etapa de preparação também é importante entender  e perceber a composição corporal. Cada indivíduo apresenta perfis e metabolismos diferentes, engana-se quem acredita que apenas pela análise do biotipo físico é viável elaborar um plano de treinos assertivos.

 A composição corporal consiste na identificação quantidade de massa magra (músculo) e tecido adiposo (gordura), conteúdo mineral ósseo, entre outros componentes nos diferentes segmentos do corpo. Por meio dos dados obtidos via Bioimpedância, os profissionais que atuarão como auxiliares na mudança de vida, poderão estruturar um plano específico que alinha realidade frente as expectativas e metas do indivíduo.

 

Bioimpedância Inbody 120

Novidade no SESI Rio Claro, o teste de Bioimpedância Inbody 120 já pode ser agendado pelos associados. O novo recurso tecnológico em prol da progressiva melhora de performance para uma vida mais saudável traduz a composição corporal em números. Nos resultados além do peso total, há o mapeamento da porcentagem em quilos de gordura, massa magra total e segmentada por membros, como pernas, braços e troncos. Água corporal, minerais, proteínas e gastos energéticos também compõe a avaliação.

Por meio dos dados individuais, há uma análise geral da saúde corporal, facilitando o acompanhamento por parte do profissional de saúde, sobretudo, o profissional de educação física, que poderá orientar o treinamento físico mais assertivo para cada necessidade, buscando a melhora da saúde física.

 

Quem pode realizar o teste?

O exame de bioimpedância consiste na passagem de uma corrente elétrica pelo corpo, por este motivo há grupos que não podem realizar o teste, são eles:

  • Usuários de marca-passo ou outro aparelho elétrico implantado no corpo.
  • Pessoas com peças metálicas no corpo, tais como placas e parafusos.
  • Suspeita ou gravidez.

 

Como se preparar para realizar o TESTE?

  Não realizar atividades físicas dentro de 24 horas;

  • Estar em jejum há 3 horas;
  • Não ingerir alimentos ou bebidas que contenham cafeína e álcool em 24 horas;
  • Utilizar o sanitário antes do início do teste;
  • Evitar realizar o teste no período pré e menstrual;
  • Não utilizar nenhum material metálico, como anéis, brincos e correntes;
  • Utilizar vestimentas leves;
  • O teste será realizado sem sapatos e meias;
  • Atenção: água não tem restrição.

  

Qual o tempo de duração do teste?

A leitura da composição corporal dura aproximadamente cinco minutos, já a análise dos resultados é realizada imediatamente após o teste e pode durar até 15 minutos. Dessa forma, recomendamos a disponibilidade de 20 minutos para a aplicação do teste e esclarecimento de possíveis dúvidas com o especialista em educação física.

 

Qual deve ser a frequência de realização do teste?

A frequência dos testes é pautada nos objetivos e cronograma físico de cada aluno.  As particularidades dos treinos, como em hipertrofia (aumento da massa muscular), emagrecimento ou manutenção da saúde aliados a regularidade de frequência e evolução do aluno em um determinado período devem ser observados. Por esta razão é fundamental manter um diálogo com o profissional de educação física, a fim de que haja um consenso do período de reavaliação.

 

Como realizo o agendamento Bioimpedância ?

Entre em contato com a secretaria única e identifique o melhor horário para você.

 

Fale conosco via Whats App : 99731-4679 ou telefone: 3522-5663.

Leia também