O que está buscando?

Equipe de robótica do SESI Rio Claro conquista 1º lugar no torneio First Lego League

Etapa nacional acontece em março de 2019 e será sediada no Rio de Janeiro

 Por: Núcleo de Comunicação
06/12/201809:07- atualizado às 15:23 em 06/12/2018

A equipe de Robótica do SESI Rio Claro conquistou o primeiro lugar na etapa regional do torneio First Lego League, que aconteceu em Presidente Epitácio, no início de novembro, com outras 35 equipes do Estado. O projeto, para astronautas, atendeu ao tema da competição deste ano: “Espaço – Into Orbit. A etapa nacional acontece no Rio de Janeiro, em março do ano que vem.

Os alunos explicaram que as equipes são avaliadas em três áreas: projeto de pesquisa, design do robô e trabalho em equipe e que vencer a competição é um indicativo de que atenderam os requisitos das áreas avaliadas.

O projeto da equipe de Rio Claro refere-se a um aparelho que ajuda os astronautas a movimentarem partes do corpo por meio de exercícios. Atualmente, nenhum equipamento utilizado em órbita trabalha todos os músculos, como propõe o projeto dos alunos. (Assista ao vídeo)

A equipe explicou que focaram a pesquisa na saúde física dos profissionais do espaço e que para desenvolvê-la contaram com a ajuda de profissionais médicos, fisioterapeutas, engenheiros e astronautas, como o brasileiro Marcos Pontes e a médica espacial, Thaís Russomano.

Design Robô

O Robô Leozinho 2x2 é uma homenagem da equipe para o técnico Leonardo Santolim. Para essa competição, a equipe montou um robô com cinco equipamentos com o kit padrão lego para executar as missões do tapete de competição.

Questionados sobre o tempo médio de trabalho para construção do robô e equipamentos, a equipe disse que leva em média uma semana e que tem cerca de dois meses para ajustes e adaptações.

Passada a etapa regional, a equipe agora se dedica a aperfeiçoar os trabalhos para a disputa nacional.

Thunderbóticos

Formado por alunos do ensino fundamental e médio, a equipe de Rio Claro é batizada de Thunderbóticos e já compete há sete temporadas. Na última, realizada em 2017-2018, sagraram-se campeões nacionais de robótica.

A primeira vitória aconteceu na temporada de 2015-2016, quando conquistaram o sexto lugar na etapa nacional. Na etapa de 2016-2017, foram vice-campeões mundial no Word Festival.

A participação na Etapa Nacional da competição First Lego League, no Rio Janeiro, no próximo ano, será a quarta da turma em disputas nacionais.

A equipe dessa temporada é formada pelos alunos do SESI Rio Claro: Nicholas Martins (14 anos); Laura Vitória M. Reis (12 anos); Bruna Krol Lopes (14 anos); Renan Torresin (16 anos); Matheus Silveira (15 anos); Felipe Bataglini (14 anos); Vanessa Pinto (16 anos); Wilian Tessari Junior (17 anos) e Diana Godoy (12 anos); e o técnico, professor Leonardo Santolim.

Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.

No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) é a instituição responsável pela operação oficial da FIRST® LEGO® League. Desde que passou a operacionalizar a competição, o SESI tem promovido anualmente a organização de torneios regionais e do torneio nacional, a mobilização de novas equipes de robótica, a capacitação de técnicos e avaliadores voluntários, bem como a articulação da competição realizada no Brasil com os operadores internacionais, estimulando a participação de equipes brasileiras em eventos no exterior.

Para saber mais,clique aqui.

 

Leia também