O que está buscando?

Projeto de alunos do SESI Rio Claro discute causa animal

Projeto Animamigos mapeia como o município trabalha a questão dos animais abandonados

 Por: SESI Rio Claro
28/11/201812:04- atualizado às 14:25 em 29/11/2018

No dia 1º de dezembro, das 12h às 16h, os alunos do ensino fundamental anos iniciais do SESI Rio Claro realizarão a feira chamada de Projeto Animamigos. O evento acontece na quadra coberta do SESI. Além de receber a comunidade, a unidade escolar também estará com as portas abertas para receber animais de estimação.

A coordenadora pedagógica da escola, Daniele Diuri, explica que o evento é a conclusão de um projeto didático trabalhado pelos alunos do 1º ao 5 º anos iniciais.

“O projeto tem início com um problema da comunidade e, por meio de pesquisas e investigações, buscamos conhecer e auxiliar na sua resolução. A questão que mais chamou a atenção dos nossos alunos foi a dos animais abandonados”, explicou Daniele.

Os trabalhos que serão apresentados no evento trazem apontamentos a partir do questionamento: O que fazer com tantos animais abandonados em nossa cidade?

Daniele explica que cada turma trabalhou com um subtema que foi compartilhado entre todas as turmas e que de alguma maneira propõem a resolução do problema central.

Divisão dos trabalhos:

Turmas

Buscando as respostas

Parceiros

1º anos

Nossa cidade possui grupos organizados que ajudam a resolver este problema?

ONGS e grupos organizados

2º anos

Existe em nossa cidade pessoas que ajudam a resolver esse problema?

Comunidade

3º anos

Por que temos tantos animais nas ruas? - adoção responsável

Comunidade

4º anos

Nossa cidade possui órgãos públicos que cuidam desse problema?

Canil Municipal

Centro de Zoonoses

5º anos

Como nossa comunidade escolar pode colaborar para diminuir esse problema?

Comunidade

 

O evento é aberto a toda a população e a entrada é 1kg de ração para cães ou gatos. A arrecadação de ração faz parte do projeto, e o montante arrecadado será doado para instituições que cuidam de animais abandonados.

A feira terá também a participação de ongs com vendas de produtos e alimentos, o Canil Municipal com atividades para pets e seus donos na pista agilit e, ainda, a feira de adoção de cães do canil.

“Além da conscientização da causa animal, a atividade contribui para a formação de estudantes pesquisadores, inovadores e investigadores, além do incentivo ao enriquecimento didático, por meio das  competências relacionadas ao trabalho em equipe, responsabilidade, senso crítico e ético, entre tantas outras”, finalizou Daniele.

Leia também