O que está buscando?

Sesi Rio Claro recebe fase semifinal de megafestival de dança

Evento começa nesta quinta-feira, 24/08, e reúne alunos da Rede Sesi de 30 cidades

 Por: Leonardo Moniz/Sesi
23/08/202319:01- atualizado às 19:01 em 23/08/2023

*Fotos: Bruno Caires/Sesi | Leonardo Moniz/Sesi

O Sesi Rio Claro recebe a partir desta quinta-feira, 24/08, a etapa semifinal do Sesi Dance, festival de dança estudantil que tem como objetivo proporcionar aos alunos da Rede Sesi de Ensino a oportunidade de desenvolver aspectos técnicos, estéticos, apreciativos e formativos na linguagem artística da dança. Serão três dias de evento, reunindo 166 estudantes que se apresentarão em duetos, trios e conjuntos, divididos em categorias por faixa etária (Kids, Teens e Alpha).   

Além de Rio Claro, o festival terá a participação de alunos que representarão unidades do Sesi em mais 29 cidades. São elas: Alumínio, Americana, Araraquara, Araras, Avaré, Bauru, Batatais, Boituva, Botucatu, Brotas, Igaraçu do Tietê, Indaiatuba, Itapeva, Itapetininga, Itu, Jaboticabal, Jaú, Limeira, Matão, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, São Carlos, São João da Boa Vista, Sertãozinho, Tambaú, Tatuí e Votorantim.

A programação, que inclui apresentações, oficinas e vivências de dança, além de confraternização para a troca de experiência entre os estudantes, é aberta exclusivamente para os alunos, pais e responsáveis. Os melhores candidatos de cada categoria avançam para a final do Sesi Dance 2023, que acontecerá no mês de outubro, no CAT Sesi Ribeirão Preto.   

“Mais do que um festival de dança, é um transbordamento de sensações, uma possibilidade das pessoas que estão participando de ficarem mais próximas da dança de forma genuína. O Sesi Dance representa a busca de um sonho. O impacto do festival nos alunos é tão grandioso quanto nas famílias. A integração é evidente, e isso proporciona a criatividade nas coreografias, espaço cênico, figurinos”, destacou o instrutor técnico de cultura do Sesi, Juarez Moniz, responsável direto pela criação do Sesi Dance. 

Além de revelar novos talentos, o evento, por meio da Gerência Executiva de Cultura e de Educação, proporciona uma vivência única com a arte do movimento dançado. No total, foram mais de 1.600 alunos inscritos, espalhados pelas 142 escolas do Sesi no Estado de São Paulo. Rio Claro, inclusive, foi o berço do Sesi Dance: a Cidade Azul recebeu em junho primeira etapa regional do festival.   

“O Sesi Dance vai além de subir, mover e dançar; há um conjunto de aspectos educacionais, sociais e artísticos que atravessam cada um que está ali. O brilho olho transcende a palavra, é preciso sentir. Basta fechar os olhos e perceber o quão grande é isso que está acontecendo. Temos relatos de alunos que se desvincularam da dança na pandemia e o festival tem feito esse resgate. Olho para trás e me vejo enquanto criança, que amou dançar e não teve essa possibilidade. Perceber que as nossas crianças e adolescentes podem se expressar e falar sobre questões inerentes à idade delas é fenomenal. O amor, sem dúvida, está presente em cada detalhe do Sesi Dance”, finalizou Juarez.