Nos dias 20, 22 e 23 de junho aproximadamente 900 pessoas estiveram no teatro do SESI para assistirem ao espetáculo
Por: SESI Rio Claro
13/07/201809:06- atualizado às 16:20 em 09/08/2019
Nos dias 20, 22 e 23 de julho aproximadamente 200 crianças e adolescentes com idades entre 4 a 17 anos das turmas de iniciação teatral do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) e do SESI Dança do Sesi Rio Claro, realizaram a apresentação do Festival Interno SESI Dança com o tema “Mundo mágico da bruxaria”. Cerca de 900 pessoas assistiram as apresentações.
Foram quase seis meses de preparação e integração entre as turmas das diferentes áreas. O orientador de Artes Cênicas, Marcos Calegari, explica que há três anos o coordenador de Qualidade de Vida do SESI Rio Claro, Ignácio Izquierdo, propôs que o Festival de Dança do SESI e o Núcleo de Artes Cênicas (NAC) desenvolvessem um projeto de integração: “o NAC entra no espetáculo de dança ligando as coreografias e dramatizando a história. Gosto de pensar que o teatro escreve ou conta a história e a dança a ilustra por meio de ritmo, cores e movimento, como num livro”, disse Calegari.
A professora de dança, Renata Cristiane Pereira, afirmou que o tema escolhido foi prazeroso para as crianças por ter a magia como mote central. Além disso, de acordo com Renata, a participação dos alunos em festivais de dança enriquece o currículo e propõe desafios para quem busca ser profissional.
“O festival também mostra-se importante no desenvolvimento de diversas questões psicológicas, como controle de ansiedade e emoções e permite a aprendizagem de maneiras de lidar com erros e acertos”, explicou Renata.
Além das turmas de crianças e adolescentes, adultos que integram a turma de Múltiplas Linguagens com o orientador de artes cênicas também participaram do espetáculo, tanto na interpretação de personagens, quanto na técnica do teatro.
“A atividade permite a troca de experiências e aprendizados entre adultos, adolescentes e crianças. Os pais das crianças se envolveram de modo positivo, ajudando no figurino, cenário e objetos cênicos. Essa junção, essa troca, para mim é o que mais importa e o que realmente fica na memória do Festival de Dança e do NAC do SESI Rio Claro”, finalizou Marcos Calegari.