Evento visa o aprimoramento das técnicas de resgate e o compartilhamento de boas práticas entre os profissionais da casa
30/05/202217:01- atualizado às 13:54 em 26/09/2022
O centro de atividades do Sesi Rio Claro promoveu no mês de maio o primeiro evento regional interno para os profissionais da área de resgate aquático, os guarda-vidas. A ação inédita mobilizou cinco unidades do Sesi da região e engajou cerca de 30 profissionais no evento educativo.
Equipes de resgate de Americana, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D'Oeste e membros de apoio da unidade Rio Claro.
O projeto idealizo pelo guarda-vidas, Douglans Domingues do SESI Rio Claro, surgiu ainda em 2021 no período de pandemia, a ideia ocorreu em virtude das restrições de circulação, sem a possibilidade de atuação in loco, o guarda vidas iniciou a construção de um projeto de sensibilização que além de disseminar informações, incentivasse a constante atualização sobre segurança aquática para profissionais da área.
Com a retomada das atividades e auxílio dos profissionais professores de natação e de membros pertencentes as equipes de socorristas da unidade, houve a concepção de uma atividade que além de compartilhar técnicas e protocolos de atendimento emergencial em situações simuladas, também estimulasse o protagonismo e desempenho dos guardas-vidas sob pressão.
Desta união de profissionais e saberes, houve a realização da 1° Olimpíadas de Guarda-Vidas Regional Rio Claro 2022 com a participação de 11 profissionais dos CAT´s de Americana, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D'Oeste, no dia 9 de maio das 8h às 16h.
A olimpíada foi estruturada considerando três bases de desempenho, a 1ª avaliação no meio aquático, 2ª avaliação de capacidade física e 3ª prova de conhecimentos específicos. Os 11 guarda-vidas/atletas foram divididos em quatro equipes e participaram de seis provas ao longo de um dia de competição. Cerca de 15 profissionais, professores de educação física, estagiários e apoio auxiliaram na condução do evento.
"As provas foram elaboradas exigindo de cada participante as habilidades necessárias pertinentes a função. Responsabilidade, força muscular, capacidade pulmonar, velocidade, paciência, determinação, disciplina, concentração, trabalho em equipe e capacidade em transpor barreiras." afirmou Douglans.
Mesmo com o fator competição ativado, os participantes destacaram o comprometimento conjunto e o estímulo aos colegas nas provas individuais. Segundo Estefano, guarda-vidas de Limeira, a olimpíada possibilita trabalhar elementos como confiança e empatia. "Esse foi um projeto muito bem elaborado, onde houve união e troca de experiencias entre todos os profissionais da nossa região. Nos fortalecendo ainda mais para estarmos sempre prontos para qualquer ocorrência. Parabéns a todos!”, conclui.
Para Adriana Gonçalves, coordenadora do centro de qualidade de vida do Sesi Rio Claro, o comprometimento e protagonismo da equipe em busca do constante aperfeiçoamento são aspectos essenciais para a segurança e conforto de todos.
Douglans definiu como lema da 1° Olimpíadas a frase, “Citius, Altius, Fortius” que em latim significa: o mais rápido, o mais alto, o mais forte. A citação, que foi criada pelo Padre Didon.
Classificação 1° Olimpíadas de Guarda Vidas